20º DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO C

Leituras:
Jr 38, 4-6.8-10
Sl 39 (40)
Hb 12,1-4
Lc 12, 49-53

Irmãos e Irmãs,
As palavras de Jesus no Evangelho hoje nos surpreendem. Estamos acostumados a ouvi-lo falar de amor, de fraternidade, e Ele nos anuncia que veio trazer o fogo, que veio instaurar a divisão. Como entender essa mensagem?
O que está em jogo, no fundo, é o comprometimento com o Reino. Jesus comunicou aos discípulos o evangelho e, agora, eles são convidados a fazer uma escolha fundamental, uma opção de vida. Quem segue o Reino de Deus não pode hesitar, agir com medo e covardia. Mas deve seguir o caminho com firmeza, com convicção, com segurança ainda que encontre oposições, obstáculos no caminho.
De fato, o servidor de Deus não está isento de dificuldades, de oposição. Até mesmo entre o seu povo ou a sua família. Da mesma forma que alguns optam pelo caminho do Reino, outras pessoas fecham-se a ele, e não se convertem. Desse modo, não há como não existir divisão. O ser cristão autêntico, verdadeiro, cria ruptura com aqueles que não apoiam esse caminho e se tornam pedra de tropeço para o Discípulo do Senhor.
Contudo, Jesus não ensina a violência. O ser diferente do outro, o pensar diferente, o estar dividido não precisa evoluir para uma agressão. Precisamos, ao contrário, aprender a conviver com as diferenças sem abrir mão do que é essencial, isto é, os valores do Reino. Precisamos aprender a reagir com serenidade, confiança e esperança quando depararmos com aqueles que querem nos impedir de caminhar na fé.
As outras leituras propostas nos convidam a essa confiança. O texto de Jeremias mostra que o profeta de Deus que buscava o bem de seu povo foi injustiçado e lançado no fundo do poço. Ele sofreu com a oposição dos que não respeitam o Senhor. Contudo confiou, a justiça foi realizada e ele foi libertado. O autor de Hebreus nos lembra Jesus Cristo: Ele sofreu a inimizade de muitos, apesar de só fazer o bem, e foi condenado à cruz. Fixando nosso olhar em Jesus somos convidados a não perder o ânimo, apesar das oposições.
Infelizmente, encontramo-nos em um mundo dividido. Seja nas grandes cidades, seja nas pequenas comunidades, percebemos que nem todos abraçam o projeto de Deus. E muitos, além de não abraçar o projeto do Reino, ainda o atrapalham de acontecer. Mas não percamos a fé. Não percamos a esperança. Perseveremos em nosso caminho sem duvidar, sem hesitar. No respeito a quem pensa diferente, façamos crescer em nosso meio os valores do Reino. E confiantes na ação do Espírito, aguardemos o dia em que sejamos capazes de superar todas as divisões e estarmos todos unidos ao redor de Cristo.


Jandir Silva