GESTOS E PALAVRAS 1. A POSIÇÃO DO CORPO – II

estar sentados
Estamos refletindo a respeito da posição do corpo nas celebrações litúrgicas. Vimos o sentido do estar em pé; agora, vamos considerar o estar sentados.
A Instrução Geral do Missal Romano (IGMR), ao número 43, escreve: “Sentem-se os fiéis durante as leituras antes do Evangelho e durante o salmo responsorial; durante a homilia e durante a preparação das oferendas; e, se for conveniente, enquanto se observa o silêncio sagrado após a Comunhão”.
Estar sentados significa, antes de tudo, repouso, quietude, tranquilidade. Ficar sentados é parar aquele ‘ir e voltar’ ansioso de Marta que reclamava o fato de a irmã Maria ficar ‘sentada’ aos pés de Jesus escutando a sua Palavra (cf. Lc 10,39). Como Maria, nós também, quando sentados, ficamos em atitude de escuta atenta aos pés do Senhor. O evangelista Mateus (5,1), abrindo o Sermão da montanha, observa que Jesus, sentado, ensinava a multidão, e essa, sentada à sua volta, o escutava (cf. Mc 3,32).
Estar sentados tem ainda o sentido de se oferecer a Deus. Os Padres do deserto destacavam o dom de si, quando sentados em meditação, diante do Senhor, numa oração constante, ficando à sombra do Amado: “À sombra de quem eu tanto desejara me sentei” (Cântico 2,3). Um monge russo, do monte Athos, explicava que a maneira melhor para entrar em meditação é ‘sentar-se como uma montanha’, isto é, com a convicção de que a eternidade se encontra ‘antes, dentro e avante de nós’. Os monges orientais, grandes orantes, tinham uma palavra, no grego, para expressar esta atitude de ficar calmos, imóveis e tranquilos: hesychia, palavra que significa quietude, silêncio, mas que, em sua raiz, tem o sentido de ‘estar sentados’.
A posição de sentado manifesta, enfim, a dignidade real, aquela que o ser humano tinha na origem, no seio da Criação. No Antigo Testamento, Deus é representado sentado em seu trono (cf. 1Reis 22,19; 6,1; 66,1; Salmos 9,8; 11,4; 47,9 etc.); no Novo Testamento, em Apocalipse (4, 2.4) se lê: “Havia no céu um trono e, no trono, alguém sentado... Ao redor do trono, haviam outros vinte e quatro tronos; neles estavam sentados vinte e quatro anciãos”. Na Eucaristia, desde já, nós participamos da sua Eternidade. Ainda no livro do Apocalipse (3,21), o Ressuscitado afirma: “Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado com meu Pai no seu trono”; São Paulo, na carta aos Efésios (2,6) escreve: “E Ele nos ressuscitou com Cristo e com Ele nos fez sentar nos céus, em virtude de nossa união com Cristo Jesus”.
Essa resumida análise nos permite compreender que o estar sentados tem diferentes sentidos; expressa disponibilidade interior para acolher a Palavra; tranquilidade e concentração para meditar e refletir; participação da realeza de Deus e, desde já, da eternidade beata.
Dom Armando