GESTOS E PALAVRAS NA LITURGIA

1. A Posição do corpo – III
ESTAR DE joelhos

Estamos considerando as diferentes posições do corpo nas celebrações litúrgicas; já vimos o estar em pé e o estar sentados; analisamos, agora, o estar de joelhos.
A Instrução Geral do Missal Romano (IGMR), n. 43, depois das orientações a propósito do estar sentados, continua: “Ajoelham-se, porém durante a consagração, a não ser que, por motivo de saúde ou falta de espaço ou o grande número de presentes ou outras causas razoáveis não o permitam. Contudo, aqueles que não se ajoelham na consagração, façam inclinação profunda enquanto o sacerdote faz a genuflexão após a consagração”. Em seguida, diz-se que compete à Conferência dos Bispos “adaptar, segundo as normas do Direito, à índole e às legítimas tradições dos povos, os gestos e posições do corpo”. Acrescenta-se que “onde for costume o povo permanecer de joelhos do fim da aclamação do Santo até o final da Oração eucarística e antes da Comunhão..., é louvável que ele seja mantido”.
De joelhos! O que significa esse gesto? Na Bíblia, encontram-se numerosas cenas em que a pessoa se ajoelha diante do Senhor. O Salmo 95/94 (1.6-7) canta: “Vinde, exultemos no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva... Entrai, prostrai-vos e inclinai-vos, de joelhos, frente ao Senhor que nos fez! Sim, é ele o nosso Deus e nós o povo do seu pasto, o rebanho de sua mão”. Em Isaías (45,23), o Senhor afirma: “Com efeito, diante de mim se dobrará todo o joelho... dizendo: só no Senhor há justiça e força”. No dia da Dedicação do Templo de Jerusalém, o rei Salomão se prostra “diante do altar do Senhor” e “se ajoelha diante de toda a assembleia de Israel” (2 Crônicas 6,13); o mesmo faz o escriba Esdras “na hora da oblação da tarde” (Esdras 9,5). Os apóstolos, quando Jesus foi ao encontro deles caminhando sobre as águas, ‘prostraram-se’, dizendo: ‘Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus’ (cf. Mateus, 14,33).
Então, esse gesto, sobretudo quando o fiel entra em contato com a terra, manifesta entrega, submissão, adoração, dom-de-si, confiança total, busca de encontrar novas forças, com a ajuda divina, para continuar a caminhada, reconhecimento de Deus como Senhor da vida, abandono, numa palavra, amor. Não é gesto servil ou que humilha, quando vivido com sincera humildade reconhecendo que somos feitos de ‘húmus’, de barro e pó, e colocando-nos em adoração diante do Senhor. O papa Bento XVI afirmava: “Ajoelhar-se diante da Eucaristia é uma profissão de liberdade: quem se dobra diante de Jesus não pode nem deve prostrar-se diante de nenhum poder terrestre, por forte que seja” (Homilia, 22 de maio de 2008). Ainda mais que, o nosso Deus nos revelou seu rosto em Jesus, rosto de quem ama ao ponto de “abaixar-se e tornar-se obediente até a morte, à morte sobre uma cruz” (cf. Filipenses 2,8); Ele que, ajoelhado diante dos discípulos, lava seus pés (cf. João 13, 2-15). Por isso, continua São Paulo, “ao nome de Jesus todo joelho se dobre” (Filipenses 2,10).
Por isso, o ajoelhar-se do cristão recorda, antes de tudo, Jesus que, sendo Deus, se rebaixou com humildade e confiança, diante do Pai e aos pés dos humanos, e nos convida para sermos, diante de Deus e dos irmãos, servos por amor, com Ele e como Ele.

Dom Armando