4º Domingo do Advento – Ano C


Leituras:
Mq 5, 1-4
Sl 79 (80)
Hb 10, 5-10
 Lc 1, 39-45

“Mostrai-nos, Senhor, o vosso rosto e seremos salvos”

Estamos vivendo um tempo de graça em preparação para o Natal do Senhor, momento oportuno de reacender em nosso interior a chama que crepita e que nos faz viver melhor a nossa fé. Nestes últimos dias, a liturgia nos proporcionou uma mensagem essencial da Palavra de Deus que tem como centro a missão de Jesus que nos vem trazer a salvação e a libertação das amarras do pecado, e assim, nos proporcionar uma vida de liberdade e repleta de felicidade. O Advento nos convida a uma limpeza interior, esvaziar daquilo que nos sufoca e preencher o nosso coração com o amor de Deus, para que no Natal possamos acolher o Menino Jesus que nos traz o rosto de Deus.
O evangelho deste domingo nos convida a uma vida de entrega e doação, podemos destacar três atitudes que são fundamentais na vida do cristão autêntico, a saber: colocar-se a caminho, dirigir-se apressadamente e carregar em si a saudação que vem de Deus. Partindo desses três pontos encontramos o caminho a ser traçado não apenas neste tempo em preparação para o Natal, mas para toda a vida, pois na atitude de colocar-se a caminho, assim como Maria foi ao encontro de sua prima Isabel, assim também somos convidados a estarmos sempre nesse espírito de prontidão e a serviço das necessidades dos irmãos, e não basta apenas estar presente é mais do que necessário um “estar atuante” sempre numa atitude que desperte nos outros essa vontade inquietante de fazer-se serviço, não de maneira inerte  e sem ação, mas com aquele sentimento de que a necessidade do outro tem pressa e o agir deve estar acompanhado desse dirigir-se apressadamente ao encontro do outro, e por fim, somos portadores da graça de Deus e enviados a proclamar a Boa Nova aos demais, e assim como Maria foi portadora da saudação de Deus, também nós somos privilegiados com esse dom de trazer em nosso agir e falar a voz de Deus que chega aos corações humanos, uma alegria que faz vibrar não apenas o coração, mas todo o nosso ser.
A primeira leitura deste domingo nos faz perceber o caminhar de Deus com o seu povo ao longo da história, mesmo o homem agindo com egoísmo e infidelidade, nosso Deus se faz presente e nos proporciona uma vida repleta do seu amor e de sua misericórdia. Uma nova maneira de viver nos é apresentada por Jesus, um mundo que esteja permeado pelo amor fraterno e pela paz, conforme o profeta Miquéias apresenta Jesus como a verdadeira paz.
Na segunda leitura é apresentada a mensagem do verdadeiro sacrifício que agrada a Deus, não basta apenas professar a fé pela boca, faz-se necessário a concretização das palavras em obras de caridade, e estas, alicerçadas na verdadeira entrega a Deus em fazer não a nossa vontade, mas a vontade Daquele que nos enviou, professando um sim total a Deus, mostrando que a proximidade de Deus aos homens é muito maior do que a distância.  
O maior presente que podemos receber neste Natal é o próprio Jesus que vem ao nosso encontro trazendo para os corações humanos a presença amorosa do Pai que tanto nos ama e que faz morada em nosso interior. Cabe, pois, a cada um de nós abraçarmos essa companhia afetuosa de Deus que se manifesta no seu Filho Jesus.
Que as nossas festas não sejam como aqueles sacrifícios segundo a prescrição da Lei, mas que sejam verdadeiras oportunidades de fazer frutificar em nosso meio as graças abundantes de Deus. Pois, de nada adianta muita comida e pouca partilha, muito vinho e pouca alegria, muitos convidados e pouca companhia, muitas fotos (selfie) e pouca presença. Contudo, que a liturgia destes dias nos proporcione uma verdadeira mudança de vida e que o nosso coração seja um lar para acolher o Menino Deus que vem ao nosso encontro. Neste clima de fé e oração, possamos todos cantar “meu caro irmão, olha para dentro do teu coração, vê se o Natal se tornou conversão e te ensinou a viver”.

Élcio Bonfim Neves
3º Teologia