SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR


Leituras:
At 1,1-11;
Sl 47;
Ef 1,17-23;
Lc 24,46-53
      Os frutos da Páscoa continuam sendo celebrados pela Igreja. Neste Domingo, de maneira especial, o mistério da Ascensão do Senhor demonstra que o caminho aberto e percorrido por Jesus é o mesmo que somos chamados a trilhar. O Senhor foi preparar para nós um lugar no céu. Somos esperados por quem já chegou.
         Ainda assim, apesar de partir, Jesus não deixa de estar presente. O que acontece é que Sua presença visível dá lugar a presença por meio do Espirito Santo. Este se manifesta especialmente na palavra anunciada, na Igreja reunida em oração, nos sacramentos realizados por esta e também no interior de cada pessoa que acolhe o dom da fé.
         Considerando todos estes modos de manifestação de Jesus, é importante dizer: a presença de Jesus se manifestará sempre na sua Igreja e por sua Igreja. Enquanto proclamarmos o projeto salvador de Deus que se manifesta em Jesus, temos a convicção de que Ele estará presente em nosso meio. Indo além, podemos dizer, que cada cristão, associado a Cristo desde seu batismo, é chamado a ser presença d'Ele no mundo.
         A Ascensão, significa ainda que Jesus está: “acima de toda e qualquer outra dignidade que possa existir neste mundo ou no mundo que há de vir” (Ef 1, 21). Ele é o único que pode nos governar e julgar, mas também nos defender, pois leva até o céu a nossa condição humana assumida de uma vez por todas na sua encarnação. Por isso na carta aos Hebreus encontramos: “Cristo entrou no próprio céu, a fim de comparecer, agora, na presença de Deus, em nosso favor!” (9,24).
         Este caminho de Jesus que culmina na Ascensão, só aconteceu por nossa causa. Jesus já tinha tudo isso antes de vir ao mundo, mas Ele vem para que também nós tivéssemos acesso a mesma alegria. Que graça imensa, quanta alegria receber tamanho amor.
         Pensar neste mistério, me faz lembrar da nossa realidade. É constante na nossa vida do interior ver pessoas buscar melhores condições de vida nos grandes centros.  Certamente nós já vimos ou ouvimos falar de alguma situação em que numa dessas tentativas o mais corajoso, mais vivido ou mais instruído da família vai a frente, depois volta e busca os demais da família. Este exemplo pode ser comparado ao que Jesus faz neste Domingo, Ele vai a nossa frente, pois sozinhos não conseguiremos chegar (aonde ele está), Ele vem e nos busca, através do Espírito Santo.
Sozinhos não somos capazes, mas Jesus, pelo Espírito Santo, nos fortalece e nos ajuda a caminhar, um pouco por vez, até alcançarmos o lugar que Ele nos prepara.
         Entre o ponto que estamos e o que precisamos chegar, Jesus nos pede algo importante e nos concretiza com essa certeza: “Vós sereis testemunhas de tudo isso” (Lc24, 48), testemunhas do caminho percorrido por Ele para a nossa salvação. Que ao testemunhar tamanho amor, possamos convidar outras pessoas a entrarem nesta mesma estrada de entrega, doação e amor gratuito, pois só unidos a Cristo, na força do Espírito Santo, poderemos caminhar e chegar uma dia a plenitude de sua presença, razão de nossa alegria.
    Pe. Adriano Bonfin Pereira