SOLENIDADE DE PENTECOSTES


LEITURAS:
NA VIGÍLIA: Gn 11,1-9; Sl 103/104; Rm 8,22-27; Jo 7, 37-39
NO DOMINGO: At 2,1-11; Sl 103/104; 1Cor 12,3b-7.12-13; (ou Rm 8,8-170; Jo 20,19-23; ou Jo 14, 15-16.23b-26
Pentecostes, a festa dos “cinquenta dias”, recordava ao povo de Israel o dom da Lei. Depois da fuga do Egito, quando os escravos liberto chegam ao monte Sinai, o Senhor Deus realiza a Aliança e eles se tornam “Povo de Deus”. Neste dia, acontece o que os Atos dos Apóstolos relatam: o Espírito Santo desce sobre o grupo dos primeiros seguidores de Jesus (I leitura do dia). Estavam ‘no mesmo lugar’, mas de portas fechadas ‘por medo’, reunidos na espera que se cumprisse a Promessa de Jesus.
As nove horas algo inesperado acontece: barulho como de forte ventania, línguas como de fogo, espanto e admiração, alegria e coragem, e falam novas línguas que todos compreendem. O Espírito, o mestre interior, está ensinando a nova língua: é a língua(gem) do amor. A ‘confusão’ de Babel (I leitura da vigília) é superada pelo Espírito que derruba toda divisão e incompreensão.
Nasce a Igreja, “um só corpo, um único Espírito”, todos reunidos em Cristo; todas as diferenças são vencidas: “há diversidade de dons, mas um mesmo Espírito” (II leitura do dia). O que mais distingue os discípulos de Jesus é a comunhão, todos filhos do único Deus e Pai. “Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus, são filhos de Deus”. A família humana compreende sua identidade e missão; não mais conflitos e divisões, mas união, paz, harmonia, igualdade, fraternidade, diálogo, perdão, amor. Essa é a nova ‘linguagem’ fruto da novidade trazida por Jesus, o Filho no qual todos nos tornamos filhos, unidos pela força transformadora do Espírito, irmãos no Irmão Jesus.
A vinda do Espírito, revela plenamente e realiza o projeto de Jesus. A vida se mostra como questão de amor! Não de qualquer amor, mas do amor ‘ágape’, aquele amor que vem do Deus Amor, que sabe dar a vida pelo outro, que não se deixa dominar pelas paixões desordenadas, pelo egoísmo o orgulho, a competição e a concorrência, mas que vence o mal com o bem e constrói paz, na justiça e fidelidade.
O Espírito do Ressuscitado, doado à sua Igreja desde o dia da Páscoa, agora pega asas e conduz a Igreja, para que a Bela – Notícia se expanda e alcance o mundo inteiro. As testemunhas, fortalecidas pelo dom do Espírito, terão força necessária para a missão. Devem levar a todos paz e perdão: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio... Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados” (Evangelho do dia). Nisso consiste a missão, entregue à Igreja toda, a cada um(a).
Hoje é o dia para renovarmos a disponibilidade, para acolhermos o dom e sermos suas testemunhas, missionários de paz e perdão. Por isso, com o salmista cantemos de alegria “Bendize, ó minha alma, ao Senhor”... “Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai” (Salmo).
Dom Armando