FIÉIS SE EMOCIONAM AO CELEBRAR A SEMANA SANTA NA PARÓQUIA DE ABAÍRA

 


Após um ano vivenciando angústias e incertezas, fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Abaíra se comoveram ao celebrar presencialmente a Semana Santa na Igreja Matriz. Em virtude da pandemia mundial do covid-19, no último ano, a programação tinha sido apenas transmitida pelos meios de comunicação. 

Este ano, ainda atravessando o mesmo contexto histórico, adaptações foram realizadas para que uma parcela do povo de Deus pudesse participar destes dias de máxima vivência da fé com segurança e responsabilidade. Em respeito ao Decreto Estadual, as celebrações contaram apenas com 30% (trinta por cento) da capacidade, sendo transmitidas também pela rádio local e no canal do YouTube, além dos horários terem sido adiantados em cumprimento do toque de recolher no Estado.   

Assim, a programação teve início com a Santa Missa do Domingo de Ramos, ocasião na qual, os cristãos católicos foram orientados a enfeitarem suas casas com ramos para adentrarem no clima litúrgico. 

Guiados pelo desejo da reconciliação, a quarta-feira (31) – véspera da abertura do Tríduo Pascal –, foi marcada pela busca do sacramento do perdão. Durante a manhã e a tarde, jovens e adultos puderam realizar suas confissões, além de um encontro penitencial organizado pelo Pe. Pablo Dourado. 

Durante o Tríduo Pascal, a presença assídua das pessoas demonstrava o quanto viver aquele momento era significativo para todos. Na sexta-feira, após a Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, um curta-metragem da Paixão de Cristo, preparado pelos jovens de nossa paróquia foi exibido aos presentes, visto que este ano não foi possível a encenação ao vivo. O vídeo continua disponível no canal do YouTube para aqueles que desejarem assistir.  

No domingo (04), Páscoa do Senhor, duas celebrações foram realizadas. Logo após a missa da manhã, um cortejo motorizado com a imagem do Cristo ressuscitado foi realizado pelas ruas da cidade, momento de extrema emoção para aqueles que ornamentaram suas casas e aguardavam pela passagem em suas portas. 

Confira as fotos!