Reunião virtual de Pastoral do Vicariato Nossa Senhora do Alívio


Na noite do dia 14 de abril de 2021 às 19h30min. realizou-se a reunião do Vicariato Nossa Senhora do Alívio da Diocese de Livramento de Nossa Senhora, com a presença de alguns representantes de pastorais e movimentos das Paróquias São João Batista de Contendas do Sincorá, Nossa Senhora do Alívio de Ituaçu e a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Tanhaçu.

A reunião iniciou-se com as orações do Pai Nosso e a Ave Maria, prosseguiu com o Bispo Dom Armando Bucciol apresentando a pauta da reunião que consistia em: Partilha da situação social, sanitária, emocional e eclesial dos paroquianos e das cidades em geral; ao que foram levantadas algumas questões como: o sofrimento da juventude com problemas de depressão e ansiedade; a dificuldade dos pais de acompanharem seus filhos, ocasionada pelo aumento de trabalho contrapondo o fato de seus filhos estarem muito tempo em casa devido a falta do convívio escolar.

Outros pontos discutidos foram as atividades eclesiais como celebrações eucarísticas e sacramentais. Devido aos decretos municipais muitos dos fiéis se dispersaram. Foi sugerido às Paróquias as missas campais para que mais fiéis pudessem participar das celebrações para que não ocorram aglomerações e não se descumprissem os decretos. As celebrações dos sacramentos devem retornar, sacramentos como primeira eucaristia e crisma deverão ser marcados no decorrer do ano. Na catequese foram citados pelos coordenadores e catequistas as dificuldades encontradas no que se refere à participação das crianças e adolescentes nos encontros online, na confecção de atividades, etc.

Prosseguindo foram citados as ações e o auxílio das paróquias às famílias carentes que disseram estarem trabalhando através de suas pastorais e movimentos com aqueles que se encontram em situação desfavorável. E finalizando a pauta, falou-se sobre o ano da família que estará trabalhando a Exortação Apostólica Amoris Laetitia.

Em resumo Dom Armando finalizou o momento com uma bênção e pedindo para que as paróquias continuassem os trabalhos da melhor forma, sempre pensando no bem-estar dos fiéis e de toda população.