FESTA EM HONRA A NOSSA SENHORA DA SAÚDE EM ABAÍRA

Após dois anos de atividades festivas parcialmente interrompidas devido à pandemia mundial ocasionada pela COVID-19, os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Abaíra, alegraram-se com o retorno das festividades em honra a padroeira, resgatando tradições e costumes locais.

“Igreja: Discípulos e discípulas de Jesus testemunhando o reino de Deus rumo a plenitude”. Eis o tema central que norteou o novenário, além dos subtemas de cada noite, retirado das Diretrizes da Ação Evangelizadora na Igreja no Brasil 2019-2023, estando em comunhão com toda a Igreja do Brasil e com a proposta diocesana.

Vivenciando noites de louvor e oração em honra a padroeira, a devoção a Maria era perceptível no semblante de todos os paroquianos, ao se fazerem presente em cada celebração proposta na programação. Partilhando deste momento de extrema graça, estiveram os celebrantes: Pe. Adriano Bonfim da Paróquia Senhor do Bonfim de Boninal, Pe. Jucimar Pereira da Paróquia Bom Jesus de Piatã, Pe. Júlio César Meira da Paróquia São João Batista de Dom Basílio, Pe. Gonçalo Aranha da Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso de Ibitiara, Pe. Marcelo Pires da Paróquia Bom Jesus do Taquari, Pe. Max Sabrino R. Vieira da Paróquia São Bento de Ibicoara, Pe. Samuel Neves da Paróquia Santo Antônio de Paramirim e Pe. Pablo Dourado, Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Abaíra, nosso atual administrador paroquial.

O resgate de tradições como, por exemplo, a presença da Filarmônica Lítero Musical Lira Abairense durante a Alvorada, Santa Missa e Procissão reavivou lembranças nos corações de todos os abairenses, que se sentiram acalentados por mais essa homenagem à excelsa padroeira. Além da comissão de festa formada por membros da comunidade católica, uma parceria com a Secretaria de Cultura do município foi firmada, a fim de aproximar mais pessoas a esse momento marcante na vida em comunidade religiosa e civil, além de promover  apresentações culturais e um leilão beneficente para a realização da festa.  

No dia 02 de fevereiro, data em que a igreja celebra a Solenidade de Apresentação do Senhor ao Templo, ocasião na qual festejamos Nossa Senhora da Saúde. O presidente da celebração, o excelentíssimo Bispo Dom Armando Bucciol, manifestou sua alegria em participar desse momento festivo e especial na vida em paróquia, destacando também, os fundamentos teológicos presentes na sensibilidade de Maria, que tendo sofrido a exemplo do Filho, é capaz de compreender o sofrimento humano.

Confira as fotos!