Encontro dos responsáveis das Comissões Episcopais de Liturgia da área Boliviana e ConoSur em Quito(Equador)



Dos dias 19 a 23 de Agosto, em Quito (Equador), aconteceu o encontro dos responsáveis das Comissões Episcopais de Liturgia da área Bolivariana (Equador, Venezuela, Colômbia ...) e ‘ConoSur’ (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai). Participaram cerca de trinta pessoas, entre bispos, padres e algumas religiosas.
      Participei, como Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da CNBB, junto com o Frei Faustino Paludo, Assessor da mesma.
      Foram dias intensos de estudo e partilha. Alguns professores de liturgia do Continente propuseram reflexões sobre “Liturgia, fonte de comunhão e missão” com a finalidade de “animar e fortalecer a vida litúrgica, mediante uma espiritualidade de comunhão e uma renovada formação e ação pastoral, a fim de impulsionar em sentido missionário a vida da Igreja na América Latina”.
      Um profícuo e rico intercâmbio favoreceu o conhecimento de experiências, projetos, avanços e dificuldades que cada país do Continente vive e, também, tornou-se rica oportunidade para definirmos objetivos dentro de uma realidade humana com muitos elementos comuns.

      Na última tarde houve, também, uma viagem turística pela linda cidade de Quito, capital de Equador, rica em monumentos e igrejas de incrível valor histórico e artístico. Veja fotos!
                                                                                                                                Dom Armando Bucciol