DAI GRAÇAS AO SENHOR, PORQUE ELE É BOM! ETERNA É A SUA MISERICÓRDIA!

LEITURAS:
At 2 42-47
Salmo 117
Pd 1, 3-9
Jo 20, 19-31
     Irmãos e irmãs em Cristo Jesus, continuemos alegres por que o nosso Senhor ressuscitou e conosco está.
A assembleia dominical dos discípulos de Jesus, hoje cada um de nós, estando reunida puderam ver e sentir a manifestação do ressuscitado. A veracidade do acontecimento pascal é percebida pelo “todo da pessoa de Jesus”, inclusive, pelos sinais gloriosos da paixão.
   Encontrando a assembleia reunida o Ressuscitado comunica as boas novas pascais: a paz e a reconciliação. Sinaliza a importância da fé e da esperança. Coloca em evidência a salvação como fim último para todo aquele que crer, chama de bem aventurados os que mesmo sem terem visto, acreditaram.
     “O dia do Senhor – O Senhor do dia”, o domingo muito significa para todo cristão por que é neste dia que nos propomos, reunidos e unidos, a celebrarmos o Mistério Pascal de Jesus Cristo. Vivemos intensamente a alegria, a paixão, a força transformadora do encontro com os irmãos por Cristo, com Cristo e em Cristo?
     Respondemos a esta pergunta todas as vezes que vivemos unidos e colocamos os nossos bens em comum a exemplo da primeira comunidade cristã: assíduos e concordes tanto na oração como na partilha do pão. A  eucaristia que comungamos é o sinal unificador que desperta para a escuta, o acolhimento e a partilha na caminhada de todo dia.
     Jesus nos ensina que não é suficiente ter esperança, é preciso uma esperança viva, esta sim é capaz de revigorar todas as coisas. A este respeito a segunda leitura (Pd 1, 3-9) apresenta o binômio alegria-sofrimento como realidades presentes na vida de fé. Quem expressa com alegria que ama o Senhor “àquele a quem não se vê”, verá a salvação.
     São João propõe três pontos fundamentais de grande vigor que ajuda a compreender e viver o evento ressurreição: Jesus transmite aos seus discípulos os sinais da ressurreição; a fé é sempre um risco, mais importante que tocar e ver é acolher o anúncio que foi proclamado; crer em Jesus reconhecendo-o como Cristo e Filho de Deus abre a possibilidade para a vida eterna.
     Demos graças ao Senhor! Que sejamos revigorados por sua bondade! Que a sua misericórdia nos alcance sempre e nos auxilie na missão, para que assim possamos adentrar os muitos lugares fechados e anunciarmos a palavra de Jesus: “A paz esteja convosco”. Feliz Páscoa!

Antônio Carlos Flor Bomfim
Sem. do 3º ano de teologia