Infância e Adolescência Missionária

Uma Ave Maria por dia e uma moeda por mês, com este propósito nasce a Santa Infância, hoje denominada como Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária, nasceu em maio de 1843, fundado por um bispo francês e pela solidariedade das crianças de sua diocese em favor das crianças chinesas que viviam em condições de extrema pobreza.
A obra logo toma impulso e abre os horizontes para uma missão mais ampla, batizando, resgatando, sustentando e educando na fé as crianças dos povos que não conhecem a Jesus Cristo.  É a primeira vez na história que a Igreja confia ás crianças um projeto de evangelização, eis então, a espiritualidade e fundamento da infância missionária: Criança Evangelizando Criança.
A infância missionária faz da criança protagonista da missão, educando-a e despertando a consciência missionária dos futuros agentes de pastoral das nossas paróquias, ás crianças são evangelizadoras por natureza, sendo testemunhas em meio as suas famílias e amigos, não podemos ignorar a força missionária que provém de nossas crianças e adolescentes, não façamos delas meros figurantes de nossas liturgias.
 O documento de Aparecida convida a Igreja a colocar toda ação pastoral em chave missionária, se queremos uma igreja missionária devemos cultivar e incentivar as vocações e espírito missionário das nossas crianças e adolescentes, este desejo de fazer com que a IAM seja implantada em nossas paróquias é uma preocupação presente no documento de Aparecida, no número 441, letra i, somos então convidados a apoiar e acompanhar com carinho este projeto.
Nosso desejo é fazer Jesus Cristo cada vez mais conhecido e amado por nossas crianças, neste aspecto, queremos propor, formar e acompanhar novos grupos da Infância missionária. Embora pequenas, nossas crianças são grandes evangelizadoras.
“De todas as crianças do mundo, sempre amigos!”

Alisson Flores Caires,
- Coordenador Diocesano da Infância
e Adolescência Missionária -

Contato: alisson_caires@hotmail.com

ou iamlivramento@hotmail.com