XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A

LEITURAS:
Sb 12,13.16-19
Salmo 85
Rm 8,26-27
Mt 13,24-43

“Senhor, não semeaste boa semente no teu campo?” Jesus continua sua catequese sobre a implantação do Reino de Deus no coração do ser humano. Recordando que generosamente é “Deus que cuida de todas as coisas”. No Reino do Pai, Jesus nos recorda que a misericórdia é coluna inabalável, pois Ele “julga com clemência e nos governas com grande consideração”. E esta benevolência de Deus é transformada em sementes de generosidade que deseja ser multiplicada em cada filho e em cada filha para que sejamos repletos dos dons da fé, esperança e caridade, isso, foi o que pedimos na oração coleta da celebração dominical.
Uma outra característica do Reino dos Céus é a liberdade com a qual Deus Criador formou o ser humano; uma liberdade que é respeitada por Deus, por isso Ele, na sua força imensa não nos trata como bonecos ou guia a história a seu próprio modo, não levando em consideração a vontade de cada pessoa. O nosso Deus age por meio de todos e em todos com liberdade e respeita a humana liberdade. Nesta liberdade cada pessoa faz suas próprias escolhas e por meio delas acabam semeando joio onde Deus desejou lançar boas sementes. A humanidade que se distanciou de Deus, decidiu faz seu plantio sem Deus, e lançou na terra do mundo todo tipo de sementes, algumas nem sempre boas, e quem planta urtigas nunca poderá colher uvas. Deste modo, quem planta o mau não poderá colher o bem. O Reino dos céus é sempre bom, e não pode gerar em si mesmo, sinais de morte, de violência ou qualquer tipo de maldade. Neste Reino todos são convidados a participar, mas nem todos têm tempo ou interesses de tomar parte e acabam construindo seus próprios impérios, que nada mais são como que castelos de papeis.Os joios muitas vezes se tornam tão notórios junto ao trigo que parecem sufocar o trigo, e corremos a tentação de culpar Deus, pelo joio misturando, O acusando de Ele não ter semeado boa semente, dizendo: “Porque Deus fez isso? Porque Ele deixou tamanha maldade acontecer?”
Apesar do joio que é misturado ao trigo, Deus permanece esperançoso com a humildade, e não usa de seu poder para devastar tudo o que é ruim, mas, dominando a própria força, julgas com clemência. Uma paciência que é resplandecente no seu infinito amor que por meio do Espírito Santo que vem em socorro da nossa fraqueza. É graças a esse Espírito de amor que a boa semente lançada em nossos corações germina e tal qual uma semente de mostrar cresce abundantemente em nós e ao nosso redor, e igualmente como o fermento na massa, esparramando o Reino por meio de nossas ações, que brotam do mais profundo de nós, fecundadas pelo Espírito que penetra o íntimo dos nossos corações e revela as intenções.

Jesus cumprindo a profecia ensinava por meio de comparações. Hoje iluminados por essa Palavra Sagrada, devemos nos deixar ser comparados e questionados: Quais sementes estamos deixando que sejam semeadas em nossas vidas? Quais sementes estamos semeando por onde passamos? Quais sementes estamos sendo na vida da Igreja e da sociedade? Que esta reflexão nos ajude e ensine a sermos sempre boa semente, trigo que é feito pão e ofertado ao Pai por meio dos irmãos e irmãs como o Cristo Jesus.
  Pe. Gonçalo Aranha