II ENCONTRO DA PASCOM EM SALVADOR

      No último final de semana (19 a 21), em Salvador,  aconteceu o II Encontro da Pastoral da Comunicação(Pascom)do Regional Nordeste 3. O mesmo aconteceu na Organização Fraternal São José, próximo ao Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no Bonfim. O evento teve como tema: “A comunicação da Igreja no Brasil à luz do diretório de comunicação na cultura da era digital”, e, por  objetivo,articular,animar e motivar a Pastoral nas dioceses do Regional, tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias. Participaram do encontro, representando a nossa Diocese, duas pessoas: o seminarista Kleber e Fátima, uma das secretárias da Cúria diocesana.  
      O encontro foi organizado por Patrícia, coordenadora da Pascom em nosso regional e assessorado pelo Padre Clóvis e pela Irmã Élide, assessores da CNBB nacional para a Pastoral da Comunicação. Eles apresentaram o Diretório de Comunicação, dizendo que o mesmo é um documento da CNBB para a Igreja do Brasil, e tem como objetivo motivá-la a atualizar e aprofundar os conhecimentos e referências sobre a natureza e a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade.

      Os assessores realizaram com os participantes três importantes tarefas: apresentaram o Diretório de Comunicação; iniciaram a elaboração do Projeto de Comunicação do Regional, com intuito de apresentar um significativo avanço nos trabalhos pastorais na área da comunicação no Regional, como também elegeram os coordenadores dos regionais, ficando assim formada a equipe responsável pela Organização da Pascom no Regional Nordeste 3: um bispo referencial da comunicação, um coordenador(a) e um assessor de comunicação do regional, um coordenador e um suplente de cada região pastoral. Esse grupo possui a função animar, organizar e articular a Pascom e deverão reunir-se duas vezes por ano, de forma presencial, para refletir, programar e avaliar a articulação da comunicação da Igreja no Regional, e outras vezes, através de videoconferências, e outros meios tecnológicos, quando assim for necessário. Veja mais fotos!