VENDO O MEU VOTO

      Queridos amigos (as), hoje iniciamos a apresentação de uma nova Coluna em nosso blog: a Coluna “VOTE CONSCIENTE”. Uma Coluna que visa oferecer orientações que possam ajudar os cidadãos a cumprir seu dever eleitoral, com consciência e responsabilidade. Apresentaremos algumas parábolas da cartilha de orientação política, “PENSANDO O BRASIL,” elaborada por DOM ITAMAR VIAN, Arcebispo Metropolitano de FEIRA DE SANTANA, a quem agradecemos pelo excelente trabalho e por ter nos permitido a utilização da mesma em nosso Blog. LEIA E COMPARTILHE!

VENDO O MEU VOTO
      Osmar Aparecido, 38 anos desempregado, pai de três filhos, pode ser condenado a quatro anos por “colocar em perigo a democracia”. Tudo começou quando Osmar Aparecido mandou colocar um anúncio num dos jornais de sua cidade — Londrina PR — oferecendo seu voto pelo melhor preço do mercado. Pagou um real pelo anúncio nos classificados do jornal, com o título: “vendo o meu voto”. Oferecia sigilo absoluto para o político que ficasse com ele. O primeiro telefonema foi feito pelo Promotor de Justiça, Bruno Galatti. Só então, Osmar ficou sabendo ter cometido um “crime grave” e poderia passar quatro anos na prisão, além de pagar multa. O Promotor afirmou que atitudes assim “colocam em risco a democracia”.
      As leis existem, devem ser cumpridas e as autoridades competentes têm obrigação de fazer que sejam respeitadas. Mesmo assim, a justiça precisa ter uma visão suficientemente ampla para entender os atenuantes e os agravantes. A lei não tem valor absoluto, mas visa defender um valor. E os valores não são todos iguais. Osmar Aparecido explicou as razões de seu gesto: desespero e protesto. Desespero pela falta de emprego e protesto contra a omissão e a corrupção de muitos políticos.
      Outras razões podem ser invocadas: muitos vendem seus votos, mas a um preço bem maior e com métodos sofisticados. O preço pode não ser em dinheiro vivo, mas em favores para si e para seus grupos. A justiça deveria preocupar-se com os compradores de votos. Outros nem sequer vendem votos, mas desperdiçam, votando sem critérios. Há também o grupo dos desencantados que vota em branco ou anula o voto.
      A democracia está ameaçada hoje por razões bem mais graves do que o solitário oferecimento do voto em troca de pão. A ameaça parte da corrupção dos que se apossam de verdadeiras fortunas de dinheiro  público. Ameaçam a democracia também os governantes incompetentes e todos aqueles que apenas se preocupam com os interesses do seu grupo. O objetivo da política é o Bem Comum e não interesse corporativo de um pequeno grupo.
      Fome, violência, desemprego, analfabetismo, doenças, corrupções constituem-se verdadeiras ameaças à democracia. A atenção das autoridades deve concentrar-se nesses pontos. Se isto não acontecer, podemos repetir a velha afirmação de Diógenes, um filósofo grego: “os grandes ladrões enforcam os pequenos”.

Para refletir:

1) Você conhece alguém que já vendeu o voto em troca de favores? O que você poderia fazer para ajudar essa pessoa a tomar consciência de que o “voto não tem preço, mas consequência?
2) Quais são as grandes ameaças à democracia?