A didática no ensino da filosofia

Como sabemos e aprendemos, a filosofia é uma atividade teorética, ou seja, trabalha a partir do teórico, é uma atividade intelectual, e por sua vez pedagógica e literária, não se restringindo, porém, a estas duas últimas caraterísticas. A Filosofia assume o dever de educar, os filósofos da antiguidade eram os educadores, ela instiga também à escrita e ao raciocínio.
            Busca-se “ensinar”, ou fazer, uma filosofia que diz respeito à vida, pois sendo teorética a filosofia não é irreal, mas ao contrário reflete o que é tocante à realidade do ser humano. Então no sentido pedagógico podemos nos questionar com a afirmação de Kant que diz que não se ensina filosofia, mas se ensina a filosofar. Esta afirmação torna-se cada vez mais clara a ponto que vamos adentrando no verdadeiro sentido da filosofia na educação, pois a pensamento filosófico não permite aceitar apenas o aparente das coisas, aquilo que nos é apresentado, mas faz ir além, pois o dado condicionado é muito superficial, e não necessariamente condiz com a verdadeira realidade, sem contar que a filosofia é o ponto crítico de todas as afirmações, o seu objetivo não está nas respostas, más nas interrogações.
            Compreendendo a íntima ligação da filosofia com a educação, entendemos que é necessária a aplicação da didática no ensino básico da filosofia, e por que não ousarmos dizer também que o raciocínio logico filosófico é necessário na construção de uma didática? Dentre as várias tendências pedagógicas aplicáveis no meio escolar, vale ser destacar aqui a liberal renovada progressistas, conhecida também como liberal pragmática, pois esta prepara o aluno para assumir o seu papel na sociedade, levando-o a imitar a vida, depois, defende-se ai a teoria do “aprender fazendo”, ou seja, o aluno torna-se o ser pensante, e não apenas recebe o conhecimento do educador, e concluindo o aprender nesta visão é uma atividade de descoberta, pratica-se uma autoaprendizagem. Conclui-se assim que este ideal não foge a tendência de se ensinar filosofia que é a de ensinar o aluno a pensar, ser crítico e construtor do seu saber. 

Max Sabrino Rodrigues Vieira
2º Filosofia