SOLENIDADE DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

LEITURAS:
Ez 34,11-12.15-17
Salmo: Sl 22 (23)
1Cor 15,20-26.28
Mt 25,31-46
Caríssimos,
Hoje – último domingo do ano litúrgico – louvamos ao Pai pelo dom inefável de termos Jesus Cristo como nosso verdadeiro Rei. Ele é Senhor do universo! Nossa ação litúrgica, à luz das leituras que ouvimos, torna-se um convite a compreendermos melhor o reinado de Jesus, pensando como ele tem se feito presente em nossa caminhada.
Ezequiel, na primeira leitura, nos recorda a promessa de um verdadeiro rei para Israel. Deus promete enviar um rei que seja um pastor que cuida, não um pastor que explora. Jesus cumpre a missão desse pastor prometido por Deus, como Ele mesmo afirmou (Jo 10, 11). Por isso, invocar Jesus como Rei não significa tornar-nos escravos, perder nossa liberdade. Como rei autêntico, Jesus resgata a nossa vida, cuida de nós e nos conduz à verdadeira vida e à verdadeira liberdade.
É isso que nos ensina Paulo na carta aos Coríntios. No texto que ouvimos na segunda leitura, Cristo é primícias. Ele é o primeiro a vencer a morte e manifestar a ressurreição, não para se engrandecer ou nos condenar, mas para conduzir-nos como Igreja a esse mesmo destino. Em Cristo todos reviverão! Contudo, é preciso confiar e se colocar no caminho desse reinado, descobrindo as exigências e as alegrias que ele nos propõe.
Essas exigências e alegrias são descritas no evangelho. Mateus no seu discurso escatológico deixa bem claro que a justiça e o cuidado com os pequeninos são expressão da nossa pertença e fidelidade a Cristo. Com nossas ações fazemos a escolha pelo reinado de Jesus que se tornará pleno na parusia. No fim dos tempos, quem seguiu a justiça permanecerá com Cristo; mas quem desprezou a justiça, desprezou e distanciou-se do próprio Deus e não poderá ficar na sua presença. Quem está com Cristo, quem o serve nos pobres e excluídos aderindo ao seu reinado, encontrará a verdadeira liberdade e a verdadeira vida.
Por isso iniciamos essa liturgia pedindo a Deus “que todas as criaturas, libertas da escravidão e servindo a vossa majestade, vos glorifiquem eternamente”. Queremos ser súditos conscientes e fiéis de Jesus Cristo. Somente nele está a liberdade. Somente nele está a vida. Ligados a Jesus, Rei-pastor, pelo serviço aos pobres e injustiçados, gozaremos da presença amorosa de Deus na eternidade.
Assim, chegando ao fim do ano litúrgico, examinemos nossa caminhada de fé: vejo em Jesus um rei-pastor que cuida e liberta? Ponho-me no seguimento ao reinado de Jesus? Ele tem sido meu Rei ou ainda estou preso a outros ídolos? No próximo domingo iniciaremos um novo ano litúrgico. Com ele, inicia-se de novo o convite à vigilância, à busca do arrependimento e da mudança de vida para um autêntico encontro com Jesus Cristo. Que sejamos capazes de vencer todos os ídolos, todos os obstáculos que nos distanciam do reinado de Deus, e encontremos em Cristo a autêntica experiência de vida e liberdade, servindo-o constantemente, com o coração e com a nossa vida.

Jandir Silva

2° ano teologia