PRESENÇA E DEVOÇÃO DE MILHARES DE FIÉIS FAZEM A FESTA DE NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO


Há 300 anos os bandeirantes trouxeram a barroca imagem de Nossa Senhora do Livramento, e com ela a devoção à Santíssima Virgem, já existente em Portugal, para o núcleo populacional onde hoje é Livramento de Nossa Senhora. Neste ano, com uma programação especial, a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento recordou este grande feito em favor da fé Cristã, realizando a tradicional “Festa de Agosto”, sendo por primeiro realizado o novenário, bem organizado, muito concorrido e abundantemente solene, contando com a presença de padres da nossa Diocese e de fora dela, que, além de presidirem as Santas Missas, refletiram o tema proposto à festa que foi “a SS. Trindade na vida dos cristãos”, em suas palavras sempre inserindo Maria como aquela que, sendo a primeira cristã, acolheu o projeto salvífico de Deus em sua vida, colocando-se a serviço do mesmo, fazendo-se discípula e missionária. O dia 15 foi marcado por uma sequência de celebrações dignas da efeméride, sendo a população despertada pela alvorada, depois, às sete da manhã, foi celebrada a santa Missa, antigamente denominada de “Missa paroquial”. Às dez horas foi iniciada a Missa solene presidida pelo Sr. Bispo diocesano, assistido pelo diácono Weverson Almeida Santos e ladeado por 14 sacerdotes, entre eles o Mons. Pedro Olímpio dos Santos (vigário geral da Diocese) e Pe. Ademário da Silva Ledo Filho (pároco da catedral). Às 17 horas, uma longa e solene procissão saiu da catedral, acompanhada pela lira dos artistas de Rio de Contas, subindo até o hospital municipal. Logo na Praça 06 de outubro várias crianças embelezavam aquele espaço, todas elas vestidas de personagens da história da salvação. Na medida em que avançava avenida acima, a procissão ia contagiando os fiéis que encontravam em frente ou nas sacadas das casas, várias delas enfeitadas para a ocasião. Alcançando o hospital, começou-se o retorno pela avenida Dr. Nelson Leal e depois pela Dr. Edilson Pontes. 
Nos primeiros instantes da noite, alcançou-se o bairro “Tomba”, onde a comunidade com cantos, vivas, faixas, cartazes e outras demonstrações de devoção, aguardava os que vinham conduzindo a imagem da Senhora do Livramento, que foi saudada com uma salva de fogos por uns 10 minutos. De volta à catedral, marcada pelo respeito à presença real do Senhor e participação de inúmeros fiéis, foi realizada a solene e costumeira Adoração e Benção do SS. Sacramento, encerrando o memorável dia com uma segunda explosão de fogos de artifícios, que embelezou a Praça Dom Hélio Paschoal com luzes e cores de muitos tons. Resta-nos, doravante, o empenho para que os 300 anos celebrados tenham continuidade pela via do testemunho e da defesa da verdadeira fé. À coragem que nos é necessária temos, imediatamente abaixo de Deus, a ajuda daquela que os primeiros nos ensinaram a chamar de Nossa Senhora do Livramento.  CONFIRA AS FOTOS DA ÚLTIMA NOVENA E DA CELEBRAÇÃO DA FESTA!
Pe. Rinaldo Silva Pereira
Chanceler do Bispado

AGRADECIMENTOS!

Paróquia de Nossa Senhora do Livramento
Festa da Padroeira Nossa Senhora do Livramento
1715 – 2015
300 anos de Fé e Evangelização

Em nome do Conselho Pastoral Paroquial e do nosso Pároco Pe. Ademário, peço licença a Dom Armando, presidente desta celebração, para fazer os necessários agradecimentos. Confesso, tentei fazê-los da forma mais sucinta possível, mas não consegui; portanto, peço um pouco da paciência de todos.
Ao senhor, Dom Armando, agradecemos pela presença, pela bela celebração, pelos seus ensinamentos. A Nossa Senhora, agradecemos a graça de tê-lo como nosso Pastor.
Aos padres aqui presentes, assim como aos que participaram desta festa, na celebração do novenário, nosso carinho, nossa amizade e nosso muito obrigado. (Clique aqui e Leia na íntegra os agradecimentos)