30º DOMINGO DO TEMPO COMUM

LEITURAS:
Jer 31,7-9
Salmo 125 (126)
Heb 5,1-6
Mc 10,46-52

CAMINHANTES COMO DISCÍPULOS, MEMBROS DO POVO DE DEUS
E foram para Jericó. Saindo ele, seus discípulos e uma grande multidão de Jericó... (10, 46). Foram... O texto não indica o que aconteceu lá, o foco está no momento quando saíam. A ida, porém, teve efeitos, pois saíram com Jesus e seus discípulos uma grande multidão. A princípio, o que soa mais forte não é aonde se quer chegar, mas o próprio movimento e o modo como ele se dá. Vemos, em primeiro lugar, dois instantes de partida. O primeiro, “foram”, expõe a perspectiva do discípulo sempre atrás do mestre, e sempre atraído por ele, e o último que, literalmente, está no gerúndio e, por isso mesmo, indica um movimento que não terminou: “saindo”.
O caminhar e o “passar por”, são centrais neste movimento de saída. No caminhar, sempre atrás e voltado para Jesus, o discípulo percorre o itinerário incessante do Mestre e discerne a vontade de Deus expressa n’Aquele que vai à sua frente. O “passar por” indica que o caminhar não é sem rumo, deve-se estar atento nas idas e chegadas, permanências e partidas ao que Jesus quer provocar. O mestre causa mudança tanto pelos lugares, pois de Jericó sai com ele uma multidão quanto pelo redor do caminho, uma vez que ao curar o cego que o clama também o anima a segui-lo. 
Essa narração da ação de Jesus, em Jericó e pelo caminho, por suas palavras, gestos e feitos inaugura o triunfo de Deus sobre o mal, a injustiça, o pecado e a pior de suas consequências: a cegueira. Jesus agora reconduz o povo a sua vocação primeira de caminhantes. É significativo dizer, ainda, a partir do trecho em questão, que o discipulado é guiado pela força de atração de Cristo que movimenta toda a vida do discípulo.
O movimento que Jesus provoca em seu caminhar, seu entrar e sair, expressa plenamente aquilo que a história da salvação já pronunciou outrora. Os judeus que desceram ao Egito e os que voltaram não eram os mesmos; não digo enquanto geração, mas enquanto povo, cultura e, sobretudo, enquanto experiência de fé. De igual modo, podemos pensar nos exilados. Como nenhum outro líder, até então, Jesus reúne. Começa sozinho a sua missão, seduz discípulos, escolhe os doze, atrai multidões. Isso porque não só faz coisas em nome de Deus, mas expressa a face do Pai.
Jesus não se gloria de números. Ele quer formar um povo. Um povo novo que conduz com o auxílio dos seus discípulos. Abrindo os olhos de todos, mas especialmente dos últimos, para que cuidem do seu rebanho.  Esse povo não se formará no exílio ou na escravidão, no culto ou no estudo da lei. Será formado no discipulado. Caminho que abre os olhos, que educa os pés, que clareia a compreensão.
Esse é o caminho que queremos percorrer. Em nossas saídas e chegadas, nunca nos acomodemos; em nosso caminho interior, sejamos discípulos; na Igreja, povo de Deus; na vida, caminhantes; na sociedade, sinais. Olhando o mestre. Tendo sempre os olhos fitos nele, caminhemos irmãos!
Adriano Bonfim Pereira
2º ano de teologia