SINAIS E SÍMBOLOS. 11. SANTOS E SANTORAL

Hoje, vamos refletir sobre Santos e santoral.
Desde o início de sua história, a Igreja recordava com especial veneração, irmãos e irmãs que derramavam seu sangue por motivo da fé, e deixavam um testemunho de coragem e fidelidade para a Comunidade toda. O primeiro mártir, Estevão (cf. Atos 8,2), marcou profundamente a Igreja nascente e foi determinante para a conversão do apóstolo Paulo. O túmulo dos mártires e suas relíquias recebiam especial carinho e veneração. Desde o 2º século, foram escritas as Atas dos mártires, contando sua paixão e seu corajoso testemunho. O culto aos mártires nasce assim, dentro da vida da Comunidade dos seguidores de Jesus, o mártir por excelência.
Acompanhando a história, observamos um crescimento no apreço às relíquias dos mártires e, quando terminaram as perseguições contra os cristãos, os que deixavam tudo para seguir com maior fidelidade a Cristo, começaram a serem procurados em vida e honrados após a morte. A igreja foi reconhecendo a importância da veneração para com esses irmãos e irmãs exemplares. Entre todos, logo recebeu atenção e um culto especial a Mãe de Jesus, Maria. Não se trata de ‘adoração’ - reservada somente às Pessoas da Santíssima Trindade, mas de um culto dado aos servos e às servas que mais estiveram próximos do Senhor, Mestre e Modelo para todos.
A Igreja católica, no último Concílio, o Vaticano II, recomendou o culto aos Santos (cf. Lumen Gentium 49-51). No documento sobre liturgia (Sacrosanctum Concilium, 103-104) se lê: “... A santa Igreja venera com amor especial a bem-aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus em quem vê e exalta o mais excelso fruto da Redenção, em quem contempla, qual imagem puríssima, o que ela, toda ela, com alegria deseja e espera ser. A Igreja inseriu também no ciclo anual a memória dos Mártires e outros Santos, os quais, tendo pela graça multiforme de Deus atingido a perfeição e alcançado a salvação eterna, cantam hoje a Deus no céu o louvor perfeito, e intercedem por nós. Ao celebrar o “dies natalis” (dia da morte, vivido como o dia do nascimento) dos Santos, proclama o mistério pascal realizado na paixão e glorificação deles com Cristo, propõe aos fiéis os seus exemplos, que conduzem os homens ao Pai por Cristo, e implora pelos seus méritos as bênçãos de Deus”.
Honrar os Santos, portanto, é reconhecer o poder da divina Graça que opera na vida desses nossos companheiros de caminhada, apresentados a nós todos como exemplos de fidelidade. Isso significa, acima de tudo, honrar a Deus, três vezes Santo.
O Santoral é aquela parte do Missal que contém as orações nas missas dedicadas à memória veneração dos Santos. O Concílio propôs normas para a reforma do Santoral romano. Recomendou guardar a primazia de Cristo nas celebrações e dar, ao longo do ano, o lugar que lhe convém, ao Próprio do Tempo, de preferência sobre as festas dos Santos. Sacrosanctum Concilium(111) colocou no lugar que lhe compete e de forma clara o culto aos Santos. Afirma: “Para que as festas dos Santos não prevaleçam sobre as festas que recordam os mistérios da salvação, muitas delas ficarão a ser celebradas  por uma igreja particular ou nação ou família religiosa, estendendo-se apenas a toda a Igreja as que festejam Santos de inegável importância universal”. No Missal, encontramos o “próprio dos Santos” e o “Comum dos Santos”, o primeiro contém orações próprias de alguns santos, o segundo, formulários mais gerais, por exemplo, dos apóstolos, dos mártires, das virgens.

Dom Armando