CAFÉ FILOSÓFICO: LIBERDADE

A liberdade é a autonomia que possibilita a autodeterminação, espontaneidade, e dentre outras coisas, podendo assim expressar as suas ideias, escolhas do indivíduo, enfim, exercer o livre-arbítrio.
            Primeiramente, os filósofos da Grécia antiga, já falavam muito sobre a liberdade, para Sócrates (469 a 399 a.c.).: “o homem livre era aquele que controlava seus instintos e seus desejos”,  para nos afirmar esse pensamento que iria torna-lo célebre, ele disse: “ Conheça-te a ti mesmo”, para o filósofo, o homem livre é aquele que consegue dominar seus sentimentos, seus pensamentos, a si próprio.  Essa frase sobre o autoconhecimento leva o individuo a pensar: o que é realmente a liberdade? Aristóteles (384 a 322 a.c.) pensa a liberdade como a capacidade do homem em optar entre as diversas alternativas que a vida lhe oferece, ou seja, o homem para ser livre precisa ser hábil a escolher entre as opções que lhe são oferecidas.
Na contemporaneidade, o filósofo brasileiro Mario Sergio Cortella diz que: “a minha liberdade não acaba quando começa a do outro; acaba quando acaba a do outro. Se algum ser humano não for livre, ninguém é livre.”  Portanto, fica evidente mais uma  vez que a liberdade não é particular, ou pessoal, mas faz parte da essência do ser humano. Ser livre para sentir, pensar, falar, fazer suas próprias escolhas é uma característica do homem.  
Em suma, desde Grécia antiga até os dias atuais, o estudo filosófico vem mostrando aos indivíduos que ter liberdade é ter a consciência de suas próprias vontades, decisões, responsabilidade, enfim uma conquista que se alcança ao longo da maturidade.
Pedro Augusto
I Ano