I ENCONTRO DIOCESANO DE CORAIS

No último domingo, 19 de maio, a nossa Diocese teve a alegria de realizar o I Encontro Diocesano de Corais. Tal encontro já era pensado há alguns anos, com o objetivo de impulsionar o crescimento e a formação dos corais de nossas paróquias, incentivando a cultura musical e uma maior aproximação com o Hinário Litúrgico.
O encontro, que contou com a participação de nove corais da Diocese, somando o número de mais de duzentos participantes, teve início às 09h, no Centro Diocesano, com a oração inicial. Logo após, dom Armando fez algumas colocações a respeito da música, discorrendo sobre duas perspectivas: antropológica e litúrgica. No que se refere à música litúrgica, o bispo enfatizou as mudanças advindas do Concílio Vaticano II, onde se recupera a concepção de Igreja “Povo de Deus”, apontando a assembleia como participante e celebrante. Oportunamente, foram feitas algumas orientações práticas no que diz respeito ao uso excessivo de microfones e ao volume exagerado dos instrumentos musicais. O ideal é o crescimento do número de pessoas que cantem e incentivem a assembleia a cantar, diminuindo, assim, o uso de microfones; os instrumentos são fundamentais, mas o volume não deve se sobrepor às vozes. Esta primeira atividade foi encerrada com um ensaio geral.
A tarde do dia 19 foi o momento mais esperado por todos. Às 14h foram iniciadas as apresentações; cada grupo ficou responsável por três músicas, organizadas de acordo as solenidades e tempos do ano litúrgico. A qualidade das apresentações mostrou o quanto a nossa Diocese avançou na execução dos cantos litúrgicos. O ponto culminante foi a celebração da Santa Missa, cantada a uma só voz por todos os corais presentes. Foi um dia forte, de fé, vibração e fraternidade. Encerrando a Santa Missa, dom Armando convidou a todos a voltarem para casa cantando o que ouviram e viram neste dia maravilhoso. Aqui, deixamos nossos agradecimentos aos corais que participaram e à equipe organizadora do evento.

Veja aqui as fotos

e assista a apresentação dos corais