Experiência Missionária na Amazônia

No período que compreende as férias, tive a oportunidade de participar da II Experiência Missionária da Arquidiocese de Porto Velho que reuniu cerca de 90 missionárias, na sua grande maioria jovens seminaristas cheios do animo missionário que deve conduzir todo o processo formativo. 
Um mês de intensas atividades, onde cada momento foi vivenciado de maneira única e repleto da graça de Deus que conduz o seu povo, seja nos grandes centros ou nos lugares mais afastados.  Animados e motivados pelo tema “Disse Jesus: Hoje eu devo ficar em tua casa” (Lc 19,5) que tem por objetivo promover a cultura do encontro e um serviço de evangelização nas comunidades.
A Experiência Missionária dividiu-se em três momentos, em primeiro momento foi nos oferecido um momento de formação acerca da realidade da missão em solo amazônico, além de contemplar alguns pontos da teologia da missão presente nos documentos da Igreja. Depois,  por cerca de vinte ocorreu o período da missão propriamente dito, na escuta atenta e na visita ás famílias, celebrações, formações e eventos juntos da comunidade cristã.  Por fim, nos reunimos novamente para avaliar e partilhar as experiências vividas.
Metodologicamente bem estruturada, este período de missão visa o crescimento dos que participam no processo formativo, seja no âmbito Pastoral-Missionário, Comunitário, Humano afetivo, Espiritual e intelectual.  Agradeço a Diocese de Livramento de Nossa Senhora e ao nosso bispo Dom Armando pela confiança e envio para este período de missão.

Volto renovado e cheio de esperança de que as sementes do verbo e que a ação do Espírito Santo hão de frutificar em todos os lugares, não pelo nosso humilde trabalho evangelizador, mas pela graça do Senhor que é abundante.  Imbuído deste espírito e alimentado por esta espiritualidade missionária pretendo continuar firme no chamado e no envio que Cristo nos faz.

Sem. Alisson Caires
3º Filosofia