“Jacques Maritain, era,
de verdade, um grande pensador dos nossos dias, mestre na arte do pensar, de
viver e de rezar. Sua voz e sua figura permaneceram na tradição do pensamento
filosófico e da meditação católica.”
Papa Paulo VI
Jacques Maritain
(1882-1973), filósofo francês, nascido em Paris é considerado por muitos como o
filósofo católico mais destacado do século XX. Ele converteu-se ao Catolicismo
juntamente com Raïssa (1883 - 1960) – sua futura esposa – em 1906 após as
influências de Léon Bloy (1846-1917). Tornou-se, posteriormente, a principal
referência do neotomismo do século XX devido à convivência com Henri Bergson
(1859-1941) e a forte experiência cristã que fizera desde seu Batismo. No seu
pensamento filosófico observamos a forte tendência antropológica de suas
reflexões, voltadas, principalmente, para a vida humana e sua relação com o
sobrenatural, a vida social e política e o notável interesse para instaurar uma
doutrina humanista que valorize a pessoa na sua totalidade. Nessa linha de
pensamento, ele desenvolve o Humanismo Integral (ou humanismo da encarnação)
que se baseia inteiramente no Neotomismo, isto é, no ressurgimento da filosofia
de Santo Tomás de Aquino (1225-1274). Retornando às fontes das ideias
escolásticas da Idade Média na perspectiva de atualizar as teorias tomistas no
contexto contemporâneo da filosofia. O tomismo elabora uma síntese universal do
conhecimento humano inspirada na filosofia aristotélica. Referindo-se à
antropologia, Mariatin apresenta o homem como um ser humano-espiritual,
harmonizando-o com a teologia cristã. Assim, ao analisar os Humanismos
existentes, o pensador nota uma multiplicidade dos ideais humanos, porém,
percebe que nenhum deles possui caráter autenticamente religioso ou valoriza o
homem na integralidade do seu ser. Para ele, o homem é uma pessoa que possui
vínculo com Deus, por isso o concebe num aspecto espiritual, distinguindo-se,
por exemplo, do socialismo que entendia o homem numa concepção materialista.
Destarte, a proposta do pensamento maritainiano é alterar a noção de humanismo
existente, na expectativa de possuir fonte e alcance espirituais. Para isso, os
conceitos do homem como pessoa, lei natural, direitos humanos e bem comum são
apontados como quatro conceitos fundamentais presentes no Humanismo Integral.
Por fim, a proposta humanista de Maritain aponta que a finalidade do ser humano
é viver bem a sua vida terrena, respeitando os outros e desenvolvendo seu
espírito rumo ao Absoluto, permanecendo sujeito à ação de Deus que o salva e o
santifica.
Marcos Bento
3º Filosofia