SIMPÓSIO SOBRE OS 50 ANOS DA CONSTITUIÇÃO SACROSANCTUM CONCILIUM

A Congregação para o Culto e a Disciplina dos Sacramentos e o Ateneu Pontifício promoveu, de 18 a 20 de fevereiro, na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, Simpósio sobre os 50 anos da primeira constituição do Concílio Vaticano II, a Sacrosanctum Concilium. Este documento iniciou a reforma da liturgia e foi promulgado pelo papa Paulo VI em 4 de dezembro de 1963.
O tema do Simpósio foi, “Gratidão e empenho por um grande movimento eclesial” .  De acordo com o prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal Antonio Canizares Llover, o encontro foi uma oportunidade para continuar a aprofundar a renovação litúrgica desejada pelo Concílio Vaticano II.
Na visão do secretário do dicastério vaticano para o Culto e a Disciplina dos Sacramentos, dom Arthur Roche, não se pode, pensar a Liturgia sem pensar na Igreja inteira. “Certo, os 50 anos da Sacrosanctum Concilium convidam a fazer um exame de consciência.

Participaram do Simpósio representantes das Conferências Episcopais, responsáveis pelas comissões litúrgicas, centros de estudo teológico e pastoral, responsáveis e animadores pela Liturgia... O nosso Bispo Dom Armando participou desse Simpósio,  representando  a Comissão Litúrgica do Brasil, na oportunidade, se encontrou  com o papa Francisco, como podemos ver na foto!