O PROBLEMA MORAL

Não existem fenômenos morais, o que existem são interpretações morais dos eventos.
Nietzsche

Friedrich Nietzsche, proeminente filósofo alemão, em para além do bem e do mal e em sua Genealogia da moral, sistematiza o que vinha elucubrando desde sua juventude no que concerne ao problema moral, escreve com estilo marcante e através do seguinte pressuposto: o problema moral deveria ser investigado e compreendido dentro de um processo histórico, pois, compreende-se que a moral não é um problema pronto e acabado, mas um vir-a-ser, uma construção de valores e valorações.
Por ser dinâmica, ou seja, por ser um processo de criação constante, a moral está intrinsicamente ligada ao homem. O Homem, é antes de tudo, um animal moral, ou ainda um ser que se faz moral, já que a moralidade acontece no agir humano.   Neste sentido, podemos dizer que o problema moral é essencialmente um problema antropológico, a pesquisa neste campo, faz-se importante por esta ser uma tentativa de compreensão do atual estado do homem, ou ainda da condição humana.
A interpretação nietzscheana da moral como acima explicitada, não se encerra no âmago da genealogia, é uma interpretação profunda e paradoxal, que ainda se estende em outras dimensões.  Ao procurar entender o surgimento da moral, Nietzsche o faz porque esse conhecimento é importante e necessário para aquele que deseja entender a situação atual do homem.
Aqui compreende-se um processo genealógico, ou seja, uma análise das condições históricas e sociais pelas quais os valores são criados,  é preciso evitar todo e qualquer preconceito no que concerne ao valores, revelando uma profunda preocupação com o a cultura na construção destes valores. 
Genealogia no escopo das obras de Nietzsche nos remete não só sobre a origem dos valores, mas também o valor dessa origem. A genealogia não se propõe a fazer outra interpretação, mas analisar e fazer uma descrição histórica das muitas interpretações que nos é apresentadas e até mesmo impostas, desta forma os estudos históricos da moral assumem efetiva e decisiva importância, tanto no que se refere á critica, quanto à criação de novos valores. 
Qual seria então o valor dos valores?  Fala-se em transvaloração de todos os valores, qual é realmente o significado e sua importância? Seria a moral um pressuposto ou uma construção, Nietzsche pretende desvincular a ação moral da custódia do criador, outorgando toda a responsabilidade, sobre o homem, animal moral.
A vida, valor eterno, valor dos valores, é o que vale. O homem não deve estar subordinado a moral, mas antes ser senhor, ir além-de-si mesmo. é a vida que valora toda a moral, a moral nietzscheana é afirmadora de si mesma, afirmadora da vida, não sendo construída sobre a recusa e negação da vida.
Compreender a crítica que Nietzsche profere á moral é importante para quem deseja compreender a presente condição humana, além, para quem pretende compreender e buscar possíveis soluções para as mazelas que o homem enfrente no hodierno momento.

 Alisson Caires
3º Filosofia