Não existem
fenômenos morais, o que existem são interpretações morais dos eventos.
Nietzsche
Friedrich
Nietzsche, proeminente filósofo alemão, em para além do bem e do mal e em sua Genealogia
da moral, sistematiza o que vinha elucubrando desde sua juventude no que
concerne ao problema moral, escreve com estilo marcante e através do seguinte
pressuposto: o problema moral deveria ser investigado e compreendido dentro de
um processo histórico, pois, compreende-se que a moral não é um problema pronto
e acabado, mas um vir-a-ser, uma construção de valores e valorações.
Por ser
dinâmica, ou seja, por ser um processo de criação constante, a moral está
intrinsicamente ligada ao homem. O Homem, é antes de tudo, um animal moral, ou
ainda um ser que se faz moral, já que a moralidade acontece no agir
humano. Neste sentido, podemos dizer
que o problema moral é essencialmente um problema antropológico, a pesquisa
neste campo, faz-se importante por esta ser uma tentativa de compreensão do
atual estado do homem, ou ainda da condição humana.
A interpretação
nietzscheana da moral como acima explicitada, não se encerra no âmago da
genealogia, é uma interpretação profunda e paradoxal, que ainda se estende em
outras dimensões. Ao procurar entender o
surgimento da moral, Nietzsche o faz porque esse conhecimento é importante e
necessário para aquele que deseja entender a situação atual do homem.
Aqui
compreende-se um processo genealógico, ou seja, uma análise das condições
históricas e sociais pelas quais os valores são criados, é preciso evitar todo e qualquer preconceito
no que concerne ao valores, revelando uma profunda preocupação com o a cultura
na construção destes valores.
Genealogia no
escopo das obras de Nietzsche nos remete não só sobre a origem dos valores, mas
também o valor dessa origem. A genealogia não se propõe a fazer outra
interpretação, mas analisar e fazer uma descrição histórica das muitas
interpretações que nos é apresentadas e até mesmo impostas, desta forma os
estudos históricos da moral assumem efetiva e decisiva importância, tanto no
que se refere á critica, quanto à criação de novos valores.
Qual seria então
o valor dos valores? Fala-se em
transvaloração de todos os valores, qual é realmente o significado e sua
importância? Seria a moral um pressuposto ou uma construção, Nietzsche pretende
desvincular a ação moral da custódia do criador, outorgando toda a
responsabilidade, sobre o homem, animal moral.
A vida, valor
eterno, valor dos valores, é o que vale. O homem não deve estar subordinado a
moral, mas antes ser senhor, ir além-de-si mesmo. é a vida que valora toda a
moral, a moral nietzscheana é afirmadora de si mesma, afirmadora da vida, não
sendo construída sobre a recusa e negação da vida.
Compreender a
crítica que Nietzsche profere á moral é importante para quem deseja compreender
a presente condição humana, além, para quem pretende compreender e buscar
possíveis soluções para as mazelas que o homem enfrente no hodierno momento.
Alisson Caires
3º Filosofia