Retiro dos Seminaristas da Filosofia


Entre os dias 1º e 04 de março de 2014, no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora das Vitórias, Vitória da Conquista – BA, realizou-se um Retiro com os seminaristas, inclusive os nove de nossa Diocese que se encontram na etapa filosófica. Este momento de grande importância na vida de todo cristão, o tempo de retirar-se para escutar com profundidade e total atenção a Voz do Senhor, no seminário, foi conduzido pelas irmãs Joice (que é indiana), Danila e a Postulante Mariana, da Congregação das Irmãs Franciscanas de Todos os Santos, recém-chegadas a Arquidiocese. A proposta das irmãs foi de uma “Caminhada com José do Egito” a partir da narrativa bíblica deste personagem, contida entre os capítulos 37-50 do Gênesis.  Foi uma experiência marcante na caminha vocacional de nossos seminaristas, conforme relatos abaixo:

- “Em nossas fraquezas humanas somos convidados a reavivar nossas forças não em nós mesmos, mas na Graça divina.” Júlio César (3º ano Filosofia)

- “Momentos intensos de aprofundamento e encontro com a Palavra de Deus.” Max Vieira (2º ano Filosofia)

- “ ‘Nunca perca de vista o ponto de  partida' (Santa Clara). Momentos fortes de reflexão sobre a espiritualidade e a vocação: ‘Nunca permitir que a letra apague o espírito’.” Élcio Neves (1º ano Filosofia)