12º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO A

LEITURAS:
Primeira: Jr 20,10-13
Salmo: Sl 68 (69)
Segunda: Rm 5,12-15
Evangelho: Mt 10,26-33

Caríssimos irmãos e irmãs,

A liturgia de hoje provoca-nos a pensar o que fazemos diante da Palavra de Deus que clama a tomada de novas atitudes e de um novo jeito de encarar a vida. Essa é uma realidade presente na caminhada de vida de todo aquele que quer abraçar a fé, principalmente porque as atitudes propostas pelo evangelho estão muitas vezes na contramão do pensamento comum da nossa sociedade. 
O evangelista Mateus sente bem essa realidade. No trecho do evangelho proposto para esse domingo, percebemos certa oposição entre a mensagem de Cristo e os poderes da época. Porém Jesus encoraja seus discípulos. Três vezes ele pronuncia a frase: “não tenhais medo” (Mt 10, 26. 28. 31) e anuncia que a solicitude e o amor de Deus não abandonam aquele ou aquela que dão testemunho da salvação.
Isso fala muito para nós, hoje. Quantas vezes nós somos pressionados pela sociedade a assumir certas posturas que percebemos estar em contraposição à mensagem de Cristo. Iluminados pelo evangelho, vemos que não podemos ter medo. Devemos viver com convicção a fé que abraçamos. É somente essa fé que nos move e nos conduz a uma existência verdadeiramente realizada. Só Jesus Cristo nos conduz à Vida! As propostas da sociedade, muitas vezes, apenas nos alienam, destroem nossa identidade mais profunda e nos levam a caminhos que não correspondem à sede de vida que temos.
Por isso é muito inspiradora a segunda leitura. Se aquilo que nos afasta de Deus e da vida entrou no mundo por um só homem, é também pela graça de um só homem, Jesus Cristo, que o caminho da vida se reestabelece e se consolida para nós. É abraçando com convicção o caminho de Cristo que encontramos vida. Os outros caminhos, cedo ou tarde, só nos destroem. Em Jesus somos capazes de vencer os caminhos de pecado e de morte para alcançar a plenitude da vida.
Assim, precisamos ter muita fé no seguimento de Jesus. Precisamos ter muito discernimento. E precisamos ter muita coragem, a fim de podermos assumir uma postura semelhante à do profeta Jeremias, apresentada na primeira leitura, que não teme as perseguições e perigos porque sabe que Deus, como forte guerreiro, está ao seu lado.
Busquemos a cada dia revigorar o nosso desejo de abraçar o caminho de Cristo e revigorar a nossa convicção de que só Jesus é o caminho que nos salva. Possamos, em cada situação de nossa vida, dar uma resposta de fidelidade e compromisso, vivendo sincera e autenticamente a nossa fé, como verdadeiros discípulos de Cristo, sem temer os perigos e perseguições.

Jandir Silva
2° ano de teologia