QUARTO DOMINGO DO ADVENTO - ANO A

LEITURAS:
Is 7,10-14
Sl 23
Rm 1,1-7
Mt 1, 18-24
Deus Conosco: Por meio de Maria e José Jesus se fez homem e nos deu a Salvação. No Evangelho deste domingo, 4º domingo do Advento, somos chamados a mergulhar na imensidão do Amor de Deus, que percebendo a forma precária com a qual os homens tentavam cumprir a aliança feita, Resolve se fazer Carne, e humano como nós , nos dá a Salvação, mostrando-nos e guiando-nos pelo caminho da obediência na fé. Deus manifesta sua vontade aos homens, enviando primeiro seus profetas, para anunciar o plano da Salvação, depois seu Anjo para instruir os homens, personificados em José, para que saibam acolher a vontade de Deus e servindo a ele, cuidemos dos demais como nossa própria família. Cabe a nós saber ouvir e acolher a vontade de Deus em nossas vidas.
Não por acaso a profecia do Profeta Isaias, na primeira leitura nos diz que Deus mesmo nos mostraria um Sinal, “uma virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel”(Is 7, 14). Assim, o Evangelho de Mateus nos apresenta a concretização da Profecia de Isaias, na qual, Maria, Virgem pura e obediente à palavra de Deus, aderindo ao plano da Salvação, aceita ser a mão do Salvador da humanidade. Em Maria se cumpre a profecia, e Jesus, Filho de Deus, Verbo de Deus, por quem tudo foi feito, se torna Deus Conosco, pois a virgem concebeu e deu a luz ao menino chamado de Emanuel. Diz-nos as escrituras que ela concebeu sob ação do Espirito Santo. Diz ainda que ele vai salvar seu povo de seus pecados.
Então, em Jesus Cristo, encontramos a plenitude da fé, nele temos a dadiva de estar irmanados e por ele herdamos a graça da Salvação. Deus conosco, nasceu, cresceu em obediência e santidade, viveu conosco, sentiu nossas dores e aflições, chorou e clamou a Deus, obedeceu plenamente à vontade divina, para mostrar a todos nós, que Ele, sendo Deus, se sujeitou a toda sorte de dificuldades da vida humana. Mas perseverante até o fim, serviu a Deus, tudo isso para que entendêssemos que o caminho de regresso à casa celestial perpassa primeiro pela adesão ao plano da Salvação, tomando como exemplo Maria Santíssima, depois seguindo os passos de José, precisamos compreender e aceitar o outro como vontade de Deus em nossas vidas, e por isso acolhemo-nos uns aos outros como José acolheu Maria como esposa e amou Jesus como seu próprio Filho. Tanto Maria como José viveu ardentemente a experiência de obedecer a Deus, creram em seu poder misericordioso e transformador, e com isso, passaram de uma simples e humilde família de Nazaré , para a imensa família dos filhos de Deus.
É na certeza de que Deus está conosco que precisamos abrir nossos corações para deixar que Deus renasça todos os dias em nossas vidas, e assim, recebermos a graça do
apostolado, como nos diz o Apostolo Paulo na Segunda leitura: “ É por ELE que recebemos a Graça da vocação para o apostolado , a fim e podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a gloria de seu nome” ( Rm 1, 5). Impera exercitarmos constantemente a obediência da fé, para nunca perdermos de vista que O Rei da Gloria desceu à nossa condição humana, para nos resgatar do pecado da desobediência, e com isso , nos devolver a condição de cidadãos do Céu. Como diz Paulo entre os chamados ao serviço do Reino “estais também vós, chamados a ser discípulos (as) de Jesus Cristo”
( Rm 1, 6).
Somos todos nós chamados a viver esse período com total entrega , para que abrindo-nos ao amor De Deus, deixemos gerar em nós o Cristo Jesus, para nossa salvação, e Como José, aprendemos a ouvir a Voz de Deus, que nos ensina a acolher uns aos outros e cuidar da família de Deus, que somos todos nós. Fazendo sempre conforme Deus espera que o façamos, amando uns aos outros, na gratuidade e na partilha dos dons.

Pe. Gonçalo Aranha