REUNIMOS-NOS PARA CELEBRAR A LITURGIA: POR QUÊ?



Se você é cristão, isto é, se você teve a graça de conhecer Jesus Cristo e acolhê-Lo como Senhor de sua vida, e, ainda mais, se você consegue entender o sentido dessa pertença, então, hoje, gostaria de lhe propor algumas ideias a respeito desta pergunta: “Por que os cristãos se reúnem para celebrar a Liturgia, sobretudo a Eucaristia?”.
Trata-se de uma pergunta que parece simples para os que, habitualmente, frequentam a Igreja ou, talvez, desnecessária para outros. Mas compreender melhor o que a gente faz, sobretudo no que se refere à dimensão religiosa, é muito importante. Então, por que nos reunimos, especialmente aos domingos, para celebrar? (um dia refletiremos a respeito do que significa mesmo celebrar!)
Antes de tudo, é oportuno pensar na experiência que fazemos e ver qual sentido tem para cada um (a), para você. De fato, cada pessoa vive esses momentos com um sabor próprio.
Deixamos nossas casas, os afazeres e as preocupações do dia-a-dia e nos encaminhamos para o mesmo lugar. Aqui encontramos outras pessoas que vieram por razões que eu desconheço, mas – ao menos, penso – são parecidas com as minhas. Trata-se de razões que têm como alicerce a fé em Jesus Cristo.
Vimos, na conversa anterior, que nossos encontros começam com o sinal da cruz, sinal repleto de sentidos, resumo de nossa fé.
Agora estamos reunidos. Chamamos de Assembleia esta reunião. Ela tem um sentido próprio, que vem não de nós, mas d’Aquele que nos convidou. Eu vos escolhi para que produzais frutos; Eu vos chamo de amigos. Palavras antigas e sempre novas que os eleitos e escolhidos entendem.
Mas, se alguém lhe perguntasse: “Por que o senhor / a senhora veio aqui, nesta hora, a esta Igreja?”, teria pronta uma reposta que provém do íntimo do seu coração? Com certeza, uma resposta tem. É habito social? Costume e tradição ou, veio para encontrar resposta a algum problema que perturba sua vida? Ou pretende agradecer por uma graça que recebeu? Ou existe em você o desejo de conhecer e amar mais Jesus Cristo? Ou foi por encontrar amigos e colegas? Ou o amor de Jesus que doou sua vida, mexe em seu íntimo e impele na caminhada do testemunho de uma vida mais autêntica, pura e solidária? Ou, talvez, você entendeu que foi chamado(a) por Cristo e sente em si como um fogo, o fogo do divino Espírito que queima e, por isso, chama a viver mais aberto/a aos irmãos, como membro de um corpo, como parte de um povo que caminha na história tendo uma esperança e um horizonte aberto ao futuro de Deus?
Confesso que eu vivo sempre com muita alegria todo encontro com irmãos e irmãs de fé. Sinto vibrações de vida, experimento algo que me faz acreditar que a vida é maravilhosa, apesar de tudo e, através de simples gestos e palavras, ‘símbolos’ feitos de coisas, de música e canto, de ouvir e tocar, tudo contribui para tornar diferente a vida do dia-a-dia - mais vida - e dar-lhe outra cor que transforma o olhar e faz voltar para casa diferente.
Desejo que cada encontro na Assembleia santa produza sentimentos e pensamentos que transformem sua vida enriquecendo-a de vigor, alegria e paz.

Dom Armando Bucciol
Bispo Diocesano