A PALAVRA DE DEUS NA VIDA DA IGREJA

Setembro é o mês da bíblia! Certamente já ouvimos essa afirmação muitas vezes desde o início desse mês nas celebrações, encontros ou reuniões da comunidade. De fato, em nosso país o mês de setembro torna-se uma oportunidade salutar para redespertar nos fiéis e nas comunidades a importância da Palavra de Deus para a vida e a para a missão da Igreja.
Porém, é necessário que desejemos dar passos mais audaciosos. Não podemos mais ficar com o mês da palavra, precisamos fazer da palavra presença viva e constante na dinâmica pastoral das nossas paróquias e comunidades.
Vemos despontar na caminhada pastoral da Igreja um convite a uma maior atenção à Palavra de Deus na vida eclesial. A Igreja vem afirmando nos últimos anos a necessidade de redescobrir a força que a Palavra de Deus tem e fazer dela fonte de animação da vida missionária das comunidades. As diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil (documento 94 da CNBB), por exemplo, nos apresentam que tornar a Igreja lugar de animação bíblica da vida e da pastoral é uma urgência para a Igreja no Brasil.
Por isso, em nossa caminhada eclesial, faz-se necessário buscar meios que possibilitem uma presença constante e verdadeira da Palavra de Deus na vida da comunidade, em suas diversas dimensões, fazendo com que a experiência comunitária e paroquial se aproxime, cada vez mais, das propostas anunciadas pela Igreja em seus vários documentos.
Porém, compreendemos que antes de criar novos espaços, é preciso dar vigor àqueles que já possuímos pois, muitas vezes,  a leitura e reflexão da palavra de Deus, nas comunidades, tornam-se mero ritual, e quase nada, ou muito pouco, produzem.
Nesse sentido, podemos levantar algumas perguntas a fim de nos despertar para a realidade da animação bíblica de nossa pastoral: que espaço ocupa a palavra de Deus nas nossas liturgias? Que espaço tem a Bíblia em nossas catequeses e reuniões? Que iniciativas promovemos para o estudo e oração das Sagradas Escrituras, seja pessoalmente, seja na comunidade?
Que nesse mês de setembro, possamos redespertar em nós e em nossas comunidades o encanto pela Palavra de Deus. Ela, verdadeiramente, nos revela a face misericordiosa de Deus que vem ao nosso encontro e nos ensina o caminho de vida e de salvação. Possamos, todos nós, dizer sinceramente que a palavra de Deus é “festa e alegria para o meu coração” (Jr 15, 16), como fez o profeta Jeremias.

E vivendo esse clima bíblico do mês de setembro, trabalhemos para que ele se estenda com largueza em nossas comunidades a fim de fazermos cotidianamente a experiência de uma animação bíblica da vida pastoral.
Jandir Silva
1° ano teologia