OS RITOS DE ENCERRAMENTO

As reflexões a respeito da liturgia da Missa vão se encaminhando para a conclusão, acrescentando somente algumas palavras sobre os ritos de encerramento da celebração.
A Instrução Geral do Missal Romano (n. 90) escreve: “Aos ritos de encerramento pertencem: a) breves comunicações, se forem necessárias; b) saudação e bênção do sacerdote que, em certos dias e ocasiões, é enriquecida e expressa pela oração sobre o povo ou por outra fórmula mais solene; c) despedida do povo pelo diácono ou pelo sacerdote, para que cada qual retorne às suas boas obras, louvando e bendizendo a Deus; d) o beijo ao altar pelo sacerdote e o diácono e, em seguida, a inclinação profunda ao altar pelo sacerdote, o diácono e os outros ministros”.
O Guia litúrgico da CNBB observa: os ritos finais têm estreita relação com os ritos iniciais. A Comunidade que tinha sido convocada para ‘estar com o Senhor’, agora é enviada em missão (cf. Mc 3,14). Termina a missa – se diz – começa a missão! Nós cristãos entramos na igreja para celebrar as maravilhas de Deus e ‘fazer memória’ da aliança de amor, realizada por meio da ‘atualização’ ritual do sacrifício de Cristo; agora, saímos para sermos missionários, mensageiros e testemunhas de paz, solidariedade, justiça e vida plena para todos.
Como membros da Igreja, devemos tomar conhecimento do que acontece na vida eclesial, das iniciativas de evangelização que a nossa Comunidade está realizando. Por isso, eis o sentido dos ‘avisos paroquiais’ dados neste momento. Só uma recomendação: devem ser essenciais e bem comunicados. Observa-se que, às vezes, demoram mais do que a homilia e esse momento se torna cansativo; pior quando são ocasião de desabafo ou para dar recados aos ausentes!
A bênção – dada em nome da Trindade santa - encerra a celebração que começou em nome do nosso Deus Trindade. O missal oferece várias possibilidades segundo as diferentes circunstâncias e festas.  O Guia litúrgico (p. 36) diz: “Para as palavras finais da despedida o missal apresenta várias alternativas. Ressalta-se aí a graça do Senhor que nos acompanha no nosso dia-a-dia e o culto verdadeiro que o cristão exerce por sua própria vida (cf. Rm 12,1-2)... O rito termina com a aclamação ‘graças a Deus’ da assembleia, que significa: exultamos por Ele nos acompanhar com sua graça na missão que nos confiou”.
A celebração se encerra com o beijo ao altar, assim como tinha começado. É um ‘sinal de veneração’ ao altar, símbolo de Cristo sacerdote, altar e vítima.
Com essas anotações, termina a nossa análise a respeito da liturgia da celebração eucarística.
Desejo que possamos viver o encontro eucarístico – com Jesus Cristo e a Comunidade - com maior intensidade espiritual e melhor valorização do que fazemos quando nos reunimos para celebrar o santo mistério da nossa fé. Ainda mais, peço a Deus que nossa vida, iluminada e fortalecida pela celebração, torne-se uma verdadeira Eucaristia, isto é, um hino de louvação e testemunho de amor.

Dom Armando